Sexta-feira, 6 Dezembro

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, vai representar a o Brasil na Cúpula do Brics, após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sofrer uma lesão cerebral em acidente doméstico e receber orientação médica para não comparecer ao evento.

O presidente deveria embarcar no último domingo (20) para a Rússia, porém foi orientado a evitar viagens distantes pela equipe médica, após se acidentar na região da cabeça em casa. Mesmo com a recomendação médica, Lula ainda permanece exercendo atividades de cunho da presidência.

Com isso, o ministro Mauro Vieira, viajou na noite deste domingo, para representar a delegação brasileira no evento.

O encontro dos países membros do Brics, deve acontecer em Kazan, na Rússia, nos próximos dias 22 a 24. Segundo a Rússia, 32 países confirmaram presença no evento, sendo 23 chefes de Estado. Entre os membros do Brics, apenas o Brasil e a Arábia Saudita não terão seus presidentes como representantes na cúpula.

Esse é o primeiro encontro do grupo, após o ingresso dos novos países como membros no Brics. Contando agora com o Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Etiópia.

Os membros buscam discutir na reunião soluções para reduzir supremacia do dólar sobre comércio global e medidas para fortalecer instituições alternativas ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial, sob o controle pelas potências ocidentais.