Os candidatos à prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) protagonizaram o penúltimo debate referente ao segundo turno das eleições municipais deste ano de 2024, transmitido pela TV A Crítica.
Leia mais: Associações de policiais denunciam Alberto Neto no MPAM por enriquecimento ilícito
O confronto foi mediado pelo experiente jornalista Chico Pinheiro, que conduziu a embate de ideias dos prefeituráveis, programação que durou cerca de duas horas.
Na ocasião, os candidatos apresentaram propostas e debateram ideias para que os telespectadores pudessem decidir em quem votarão no próximo dia 27 de outubro, data do segundo turno do pleito.
Temas debatidos
Vários assuntos foram abordados durante o debate, que contou com quatro blocos com dinâmicas diferentes.
Entre os temas discutidos pelos candidatos, no primeiro bloco, estão: empreendedorismo e mobilidade urbana.
No segundo bloco, os temas debatidos foram livres. Alberto Neto fez questionamentos sobre desigualdade social e o suposto aumento de taxas por parte da prefeitura de Manaus, ao passo que David Almeida questionou o candidato bolsonarista sobre a votação dele contra a Zona Franca de Manaus (ZFM), além de levantar questões sobre turismo e instalações de novos modais de transportes.
O debate trouxe, em seu terceiro bloco, perguntas de especialistas de áreas específicas, além de jornalistas, que também participaram. Os temas abordados foram educação, mobilidade urbana e combate às ‘fake news’, sendo o primeiro demandado por uma professora e uma jornalista, o segundo por um engenheiro de trânsito e o último por outra jornalista.
No último bloco, a dinâmica retornou para temas livres, tendo o candidato a reeleição David Almeida questionando Alberto Neto sobre projetos de moradia e habitação para a cidade. Além disso, o atual prefeito também questionou Alberto sobre propostas direcionadas para a causa da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Já Alberto Neto fez perguntas a David sobre Segurança Pública Municipal, ao passo que Almeida respondeu com seus feitos pelas corporações estaduais, quando foi deputado estadual e governador interino do Estado do Amazonas; e municipais, enquanto prefeito de Manaus.
David Almeida ainda enfatizou suas ações como prefeito de Manaus, referentes à Guarda Municipal.
Questionamentos pessoais
Em seu último questionamento, Alberto levantou questões pessoais sobre a família de David Almeida que, prontamente repreendeu Alberto Neto.
David Almeida concluiu afirmando que não usou tais artifícios contra Alberto Neto em respeito à família do deputado federal.
O último debate deve ocorrer a partir das 21h30 de hoje, na Rede Amazônica, com mediação do jornalista César Menezes, da Globo em São Paulo.