Sexta-feira, 6 Dezembro

Os candidatos à prefeitura de Manaus, David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) protagonizaram o penúltimo debate referente ao segundo turno das eleições municipais deste ano de 2024, transmitido pela TV A Crítica.

Leia mais: Associações de policiais denunciam Alberto Neto no MPAM por enriquecimento ilícito

O confronto foi mediado pelo experiente jornalista Chico Pinheiro, que conduziu a embate de ideias dos prefeituráveis, programação que durou cerca de duas horas.

Chico Pinheiro, mediador do debate da TV A Crítica

Na ocasião, os candidatos apresentaram propostas e debateram ideias para que os telespectadores pudessem decidir em quem votarão no próximo dia 27 de outubro, data do segundo turno do pleito.

Temas debatidos

Vários assuntos foram abordados durante o debate, que contou com quatro blocos com dinâmicas diferentes.

Entre os temas discutidos pelos candidatos, no primeiro bloco, estão: empreendedorismo e mobilidade urbana.

No segundo bloco, os temas debatidos foram livres. Alberto Neto fez questionamentos sobre desigualdade social e o suposto aumento de taxas por parte da prefeitura de Manaus, ao passo que David Almeida questionou o candidato bolsonarista sobre a votação dele contra a Zona Franca de Manaus (ZFM), além de levantar questões sobre turismo e instalações de novos modais de transportes.

O debate trouxe, em seu terceiro bloco, perguntas de especialistas de áreas específicas, além de jornalistas, que também participaram. Os temas abordados foram educação, mobilidade urbana e combate às ‘fake news’, sendo o primeiro demandado por uma professora e uma jornalista, o segundo por um engenheiro de trânsito e o último por outra jornalista.

No último bloco, a dinâmica retornou para temas livres, tendo o candidato a reeleição David Almeida questionando Alberto Neto sobre projetos de moradia e habitação para a cidade. Além disso, o atual prefeito também questionou Alberto sobre propostas direcionadas para a causa da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Já Alberto Neto fez perguntas a David sobre Segurança Pública Municipal, ao passo que Almeida respondeu com seus feitos pelas corporações estaduais, quando foi deputado estadual e governador interino do Estado do Amazonas; e municipais, enquanto prefeito de Manaus.

Como deputado estadual, eu ajudei a redigir a Lei de nº 4044, que fala das promoções dos policiais militares. Ajudei a criar, redigi a lei do escalonamento da Polícia Civil e dos bombeiros militares. Como deputado eu ajudei a fazer a lei. Como presidente da Assembleia (Legislativa) eu coloquei em votação, nós aprovamos a lei. E como governador interino, nós conseguimos pagar a maior promoção de todos os tempos da história da Polícia Militar e fizemos o pagamento do escalonamento da Polícia Civil e dos bombeiros.

David Almeida em resposta a Alberto Neto, durante debate

David Almeida ainda enfatizou suas ações como prefeito de Manaus, referentes à Guarda Municipal.

Quando eu cheguei, tinha duas viaturas velhas. Já adquirimos com emendas do senador Eduardo Braga 101 viaturas, armamentos…
..armamos, equipamos, treinamos e fizemos o concurso público da Guarda Municipal. A nossa meta é chegar até 1500 guardas municipais nos próximos anos, abrindo 6 novas bases para melhorar a segurança pública.

David Almeida em resposta a Alberto Neto, durante debate

Questionamentos pessoais

Em seu último questionamento, Alberto levantou questões pessoais sobre a família de David Almeida que, prontamente repreendeu Alberto Neto.

“Ele não tendo do que falar, não tendo proposta para apresentar para você, tenta macular aquilo que há de mais sagrado que é a família. Respeite a minha família, Alberto. Respeite a minha família!”, concluiu David.

David Almeida em resposta a Alberto Neto, durante debate

David Almeida concluiu afirmando que não usou tais artifícios contra Alberto Neto em respeito à família do deputado federal.

O último debate deve ocorrer a partir das 21h30 de hoje, na Rede Amazônica, com mediação do jornalista César Menezes, da Globo em São Paulo.