O governador Wilson Lima disse, na manhã desta quinta-feira (21), que não tem como pagar o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) neste mês de dezembro.
Durante cerimônia de entrega de títulos definitivos o governador justificou que perdeu receita por conta da estiagem e não haverá pagamento do abono neste fim de ano. Na mesma fala, Wilson disse que se reuniria com o secretariado ainda hoje, para ver se há sobras para “fazer alguma coisa” em janeiro.
“Há uma possibilidade da gente fazer isso no início do ano que vem alguma coisa nesse sentido, porque eu preciso, ainda, ter o repasse desse mês de dezembro para entender como vou fechar o ano”.
“Do recurso que vem para o estado, temos um percentual de investimento com pessoal, que é de 70%. E a gente chegou a esse percentual de 70%. Quando é que acontece o abono do Fundeb? Quando a gente tem uma folga ou um excesso de arrecadação ou de repasse e sobra esse recurso e aí a gente partilha entre os profissionais. A gente está no fechamento do ano, mas tudo indica que eu não vou ter recurso suficiente para poder fazer essa partilha”, disse Wilson.
Assim o governador segue a mesa linha de David Almeida, que justificou estar sem saldo para pagar o abono.