O presidente da Venezuela, Nícolas Maduro, noite de ontem (04), mandou recado para os Estados Unidos, para não haver interferência dos Estados Unidos, na ocupação de Essequibo, território da Guiana.
Durante live no Youtube “Con Maduro +”, fez uma declaração em resposta a um comentário do porta-voz do EUA, Matthew Miller.
“Estados Unidos, eu aconselho, longe daqui. Deixem que a Guiana e a Venezuela resolvam este assunto em paz”, disse o presidente venezuelano.
Na segunda-feira (4), Miller disse que o governo de Joe Biden, defende uma solução pacífica entre os países, e declara que o problema não pode ser resolvido apenas por meio de um referendo.
O presidente da Venezuela ainda questionou a declaração do presidente da Guiana, sobre que as tropas dos EUA estarem na região para enfrentar forças venezuelanas, para impedir a ocupação de Essequibo.
No último domingo (03), a Venezuela fez um referendo para perguntar à população de Essequibo, da Guina, se o território deveria fazer parte da Venezuela. A consulta acabou com 96% dos votos para o “sim”. Com isso a tensão entre os dois países se elevou por causa da suposta tentativa da Venezuela de ocupar o território à força.