Sábado, 13 Setembro

 A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Kuka Chaves, falou nesta quinta-feira (27) sobre a polêmica do Fundeb, após o governador Wilson Lima afirmar que é “muito difícil” pagar o abano em janeiro por falta de recursos. A situação do Governo do Estado é a mesma da Semed, onde a secretária Dulce Almeida lamentou não ter os recursos para pagar o abono.

Leia mais: David Almeida diz que não há dinheiro para o Fundeb: ‘não temos saldo’

Ela seguiu a mesma linha. “Nós estamos esperando o fechamento. Na verdade, a última parcela do abono Fundeb só será depositada no dia 30, dia 29 é feriado bancário, então, a gente não consegue ter qualquer perspectiva. Infelizmente esse ano a gente não concretizou arrecadação que estava na portaria ministerial, em relação ao Fundeb. Então, os recursos, até hoje, estão muito abaixo do previsto e a gente não consegue ter um cenário de expectativa para dizer ‘vai ter’ ou ‘não vai ter’ (abono)”, disse Kuka em entrevista ao ESTADO POLÍTICO nesta quarta-feira, 27, na inauguração do complexo viário prefeito José Fernandes.

Leia mais: Wilson Lima faz as contas do Fundeb e diz que pagar em janeiro ‘é muito difícil’

Nesse momento, a secretária afirma que não pode dar uma certeza. “A gente, realmente, vai precisar esperar virar o ano para poder, o governador, se posicionar. No início de janeiro, com certeza, o governador vai dar uma posição, que é o tempo que a gente tem para verificar como fica”.

“Todas as nossas receitas são vinculadas a tributos, o Fundeb, no caso, é o ICMS, então se o estado deixa de arrecadar, automaticamente, esse recurso tende a vir menor e nós estamos aguardando. Hoje o cenário é de espera. O que nos preocupamos, conforme determinação do governador, é de que tivéssemos a garantia do pagamento de todos os salários, do 13º que, inclusive, já foi pago”, disse.