Roraima tem mais um índice vergonhoso da Saúde registrado por órgãos de controle. Trata-se de uma marca gigantesca de vacinas da Covid enviadas pelo Ministério da Saúde, que não foram aplicadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), durante a gestão do governador cassado Antônio Denarium, pasta comandada por Cecília Lorenzon.
Leia mais: MP quer acesso às provas dos inquéritos policiais contra Sesau de Cecília Lorenzon
Os dados são do Tribunal de Contas da União (TCU), que realizou uma representação para apurar perdas de vacinas em todo o Brasil, e contatou que Roraima ocupa o quinto lugar nacional. O prejuízo é de mais de R$ 13 milhões do ponto de vista financeiro, e incalculável do ponto de vista de vidas perdidas, o que não tem preço.

De acordo com a própria Sesau, 2.201 pessoa morreram de Covid, e, ainda assim, quase 106 mil vacinas foram perdidas e deixaram de salvar vidas de mães, pais, filhos, avós, esposas e maridos que o Estado perdeu para o Coronavírus.
Nem Cecília Lorenzon e nem Antônio Denarium explicaram a incapacidade de vacinar a população, que enfrenta problemas para buscar atendimento na rede pública durante a gestão, como tem mostrado nossa reportagem seguidamente.
Leia mais: Improviso, espera e falta de atendimento: pacientes agonizam no Hospital Coronel Mota