Quinta-feira, 11 Setembro

A VB Saúde, de Valdan Vieira, promete tirar os médicos da linha de frente do atendimento e paralisar os plantões, provocando um colapso na Saúde do Estado. A empresa, investigada por corrupção, teve as atividades econômicas e financeiras suspensas pela Justiça por um contrato de R$ 37,7 milhões.

Os médicos foram enganados pela VB Saúde, que procuraram a empresa após o fim da prestação de serviço do contrato emergencial com o governo, e não sabiam que a empresa respondia à Justiça. Valdan é um dos sócios da VB Saúde, e está sendo investigado por desvio de verba pública na Secretária de Estado de Saúde (Sesau-RR).

Ao menos 50 médicos atuam no Hospital Geral de Roraima, o maior do estado. Os profissionais estariam trabalhando até o momento por compromisso com os pacientes, mesmo sem garantias do pagamento dos salários.

De acordo com denúncias, os profissionais trabalham todos os dias e não possuem direitos trabalhistas além de não receber o pagamento em dia, uma instabilidade que afeta e prejudica o atendimento a população. Ainda conforme os profissionais, eles estão atuando sem contratação emergencial com a promessa da Sesau fazer o pagamento retroativo.

E, enquanto a população vive o medo da falta de assistência, Valdan tenta reverter uma decisão superior para voltar a colocar no bolso alguns milhões de reais.