Cinco dias após aparecer ao lado do aliado Antônio Denarium no Tribunal de Contas do Estado, o prefeito de Alto Alegre, no interior do estado, Pedro Henrique Machado (PSD) é alvo da operação Leviatã, deflagrada na manhã desta terça-feira (29), visando desarticular possível organização criminosa voltada à prática de fraudes a licitações, pagamentos de propinas e lavagem de dinheiro.
Na quinta-feira, os dois estiveram juntos na abertura do seminário: Lugar de Criança é no Orçamento, realizado pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado, em parceria com a Assembleia Legislativa de Roraima, Tribunal onde a esposa do governador, Simone Denarium, é conselheira vitalícia.
São cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Boa Vista, mais dois mandados de busca e apreensão em Alto Alegre e outros dois mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
A PF tem escutas de conversas nada republicanas entre o dono de uma empresa de engenharia e um político, negociando para a prefeitura de Alto Alegre.
As propinas direcionariam licitações referentes à iluminação pública e a obras de asfaltamento e pavimentação, por meio de notas frias e laranjas.
O nome da operação “Leviatã” faz referência à obra de Thomas Hobbes, em que é idealizada a figura do Soberano, o qual teria poderes absolutos, acima das leis e sem limites para suas ações, desde que agisse no cumprimento de sua parte no contrato: garantir a vida, a prosperidade e a paz.