Quinta-feira, 11 Setembro

Manaus – Um vídeo que circulou nesta segunda-feira (12) nas redes sociais, mostra o verdadeiro caos que se encontra a saúde pública do Estado, na gestão do governador Wilson Lima (UB). Nas imagens, uma mulher denúncia que funcionários do Hospital e Pronto Socorro Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo estariam em greve na hora da troca de acompanhantes, e por isso, ficaram do lado de fora por quase 1 hora, o que gerou um tumulto na recepção do hospital. Confira os vídeos na integra logo abaixo.

Foto: Denúncia de greve no HPS Platão Araújo

Leia Mais: Profissionais de saúde iniciam greve por falta de pagamento em Lábrea; Veja vídeo

No vídeo, a mulher mostra os postos sem nenhum funcionário, principalmente na recepção para realizar o cadastro para a troca de acompanhantes. Ainda, nas imagens a mulher diz que os seguranças não estariam deixando as pessoas entrarem para ficar com seus familiares.

Vídeo: Denúncia de greve no HPS Platão Araújo

“[Sic] Eu tô aqui no Platão Araújo, esse povo aqui [mostra pessoas em uma fila] tudo é para entrar e trocar de acompanhante. Simplesmente estão de greve, não tem ninguém trabalhando aqui, não tem ninguém trabalhando aqui. Os guardas não querem deixar a gente entrar para trocar de acompanhante”, afirma a mulher.

“[Sic] Eu tô filmando porque simplesmente tem gente doente lá em cima e a gente quer fazer a troca e vocês não querem deixar [os seguranças]. Por que simplesmente ’tá’ de greve, a gente tem culpa? O doente tem culpa? O doente não tem culpa se vocês recebem ou não”, rebateu a mulher no vídeo ao segurança que pede para ela não os filmarem.

A troca de conversa continua entre a mulher, o seguranças e demais pessoas que estão aguardando na fila para realizar a troca de acompanhantes na unidade.

“[Sic] Infelizmente vocês [seguranças] tem que receber sim, mas a gente não tem culpa. Aqui ó, não tem ninguém aqui trabalhando, ’tá’ todo mundo aqui e a gente não pode entrar para a troca de acompanhantes lá em cima”, finaliza a mulher no vídeo.

No vídeo, é possível ouvir outras pessoas pedindo para que os seguranças deixem elas passarem para ir ao encontro dos hospitalizados, o que não é feito.

Assista segundo vídeo abaixo;

Em um segundo vídeo, esse de apenas 17 (dezessete) segundos, as pessoas que estão aguardando para realizar a troca de acompanhantes aparecem agitadas na recepção do hospital.

Uma das pessoas que estão ali afirmam que a diretoria do HPS Platão Araújo sabia que os funcionários estavam em greve e não direcionaram outra para realizar o atendimento na recepção.

Vídeo: Denúncia de greve no HPS Platão Araújo

Leia Mais: Wilson Lima culpa pandemia por gastar R$ 15 milhões em grama, telhado e reparos

Denúncia afirma 45 minutos de espera e calamidade

Foto: Fachada HPS Platão Araújo

O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga, entrou em contato com a mulher que fez o vídeo relatando a greve no HPS Platão Araújo, nessa matéria iremos chamá-la de Maria, já que a denunciante não quer ter seu nome revelado.

Maria, afirma que todos os acompanhantes ficaram cerca de 45 minutos esperando na recepção para realizar a entrada no hospital e fazer a troca de acompanhantes, quando foi informado por uma guarda de segurança que os funcionários de uma empresa por nome ‘SM’, estariam entrando em greve por falta de pagamento.

Ficamos uns 45 minutos esperando, começaram atender e na sexta pessoa eles se levantaram e saíram depois a guarda veio informar que a empresa SM estava em greve devido a falta de pagamento deles e foi a maior confusão começaram a gravar os guardas não queriam deixar pois queriam tomar o celular das pessoas. Depois de 45 minutos veio dois funcionários do hospital com crachá e tudo e começaram a atender e fazerem a troca“, afirmou a denunciante.

Foto: Maria relata sobre a greve do HPS Platão Araújo

Além da espera na recepção para fazer a entrada como acompanhante, a mulher afirma que o HPS Platão Araújo está uma calamidade.

“Os banheiros estão todos destruídos não tem limpeza, não tem papel higiênico, a descarga não presta. Temos que usar um vidro de soro pra jogar água no vaso, não tem onde os acompanhantes sentarem a água dos bebedouros tem gosto de ferrugem e quente hospital tá uma calamidade“, afirma Maria.

Foto: Denunciante diz que HPS Platão Araújo está em calamidade

SES-AM e HPS Platão Araújo se calam

Solicitamos esclarecimentos do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Saúde (SES-AM) e diretoria do HPS Platão Araújo, por meio de nota, no entanto, até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.

Foto: E-mail enviado ao HPS Platão Araújo
Foto: E-mail enviado a SES-AM

Funcionários em greve!

O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga, conversou com alguns acompanhantes que estavam esperando para realizar a troca no HPS Platão Araújo, e eles informaram nomes de possíveis empresas que estariam sem efetuar o pagamento dos funcionários, desencadeando a greve.

Uma empresa foi citada por mais de um acompanhante, que teria ouvido uma guarda do hospital revelar o nome.

A nossa equipe de reportagem aguarda o posicionamento da Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM) e da diretoria do HPS Platão Araújo, sobre qual empresa não estaria repassando salários aos seus funcionários.

Leia Mais: Denúncia: CEMA paga mais de R$ 55 milhões em soro

Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.