Exatamente um mês após o Portal Alex Braga revelar documentos que mostram com o deputado Felipe Souza e a vereadora Thaysa Lippy direcionam emendas parlamentares para uma rede de amigos, os dois permanecem calados sobre as denúncias, e usam as redes sociais para temas aleatórios, sem prestar esclarecimentos sobre as suspeitas sobre o uso do dinheiro público.
Nas redes sociais, pai e filha citam suas agendas em família, exaltam Leis, mas deixam de fora os milhões repassados a membros ligados à igreja.
VERBA MILIONÁRIA
Felipe Souza e a filha dele, a vereadora Thayssa Lippy, destinaram quase R$ 5 milhões em emendas parlamentares a duas instituições de Manaus ligadas à igreja Ágape, comandada pelo pastor Jhones Estefesson, líder espiritual da família dos parlamentares.
Coincidências?
As duas instituições que formam o fio da meada da denúncias são a INSTITUIÇÃO GERANDO VENCEDORES – IGV e ASSOCIAÇÃO CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS (ICPDP). Tudo começa quando o deputado e a vereadora decidem usar a mesma a mesma justificativa, os mesmos orçamentos para cotação de insumos e escolher as empresas que possuem o mesmo contador.

Apesar de não existir indício oficial entre a ASSOCIAÇÃO CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS – ACPDP na sua própria sede, a Igreja Ágape cedeu seu espaço para que o Instituto Gerando Vencedores – IGV realizasse um de seus cursos. Em 2022, o presidente da IGV, GETÚLIO LIMA, aparece no site da própria IGV dando aula na Igreja Ágape, que é a sede da ACPDP, numa ligação suspeita que você vai entender agora.
"A análise de todos os documentos e fatos pressupõem que as duas instituições não prestam serviço público compatível com o valor recebido de emendas parlamentares, sendo formalmente representadas por pessoas íntimas da vereadora THAYSA LIPPY e o Deputado Estadual FELIPE SOUZA, que têm o objetivo único e exclusivo de captar valores de emendas parlamentares", aponta o dossiê.
De acordo com o dossiê, outro ponto que chama a atenção é a ligação entre os parlamentares e o fundador presidente da ICPDP, o pastor Jhones, da Igreja Ágape, templo frequentado por Thaysa e Felipe Souza, responsável pela cerimônia de casamento da vereadora.

Igreja, IGV e utilidade pública
A denúncia ao qual o Portal Alex Braga teve acesso chega ao IGV por um caminho curioso. O Instituto era, até 2021, uma igreja chamada IGREJA DA NAÇÃO SANTA . Só que naquele ano tudo se transforou quando passou a se chamar IVG e mudar do Zumbi para a Rua João Câmara, nº4, Novo Aleixo, curiosamente a mesma onde fica a igreja Ágape.7

Foi quando o deputado apresentou e aprovou na Assembleia Legislativa do Amazonas uma Lei que transformou o IGV em Instituto de utilidade pública, apto, assim, a receber as emendas com verbas públicas.

Hoje, o IGV é sediado na rua Rio Mar, 520 – Nossa Sra. das Graças. Na receita federal a instituição aparece como empresa de atividades de associação de defesa de direitos sociais.


O presidente do INSTITUTO GERANDO VENCEDORES chama-se Getúlio Lima de Queiroz, ex-candidato a Deputado Estadual, em 2018, e íntimo da vereadora Thayssa, como mostram as fotos abaixo.

Ligações inexplicáveis
O dossiê aponta ainda que “apesar de não existir qualquer indício de funcionamento da ASSOCIAÇÃO CINCO PÃES E DOIS PEIXINHOS – ACPDP na sua própria sede, a Igreja Ágape cedeu seu espaço para que o Instituto Gerando Vencedores – IGV realizasse um de seus cursos. Em 2022, o presidente da IGV, GETÚLIO LIMA chegou a dar aula na Igreja Ágape, que é a sede da ACPD”.
Nossa equipe questionou a igreja e os dois institutos sobre a ligação entre ambos, mas ainda não obteve resposta. Em 2021, a Igreja Internacional Ágape foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) através do Deputado FELIPE SOUZA, como mostra matéria da própria assessoria do parlamentar.

No perfil do Instagram da ACPDP, apesar da oferta de sete cursos no feed e mais um salvo nos destaques do perfil, há apenas um registro de realização de curso que inclusive foi realizado com
dois meses de atraso.
PAI E FILHA EM MODO ALEATÓRIO
Até esta sexta-feira (21), pai e filha seguem em “modo aleatório”. Felipe e Thaysa usam suas redes apenas para mandar mensagens religiosas, defender valores familiares, mas evitam expor os amigos de décadas ligados às emendas.

“Sou grato a Deus e a todos vocês pela confiança e apoio contínuo ao seu trabalho. Seu mandato segue sendo abençoado e trazendo conquistas para o nosso Amazonas. Vamos trabalhar juntos por melhorias e avanços em nosso Estado”, diz o parlamentar em postagem aleatória com a filha, que segue o ensinamento…

“…Nada como um café ao lado do meu pai, para compartilhar histórias e fortalecer ainda mais o nosso vínculo”, escreve a vereadora.