Manaus – No dia 19 deste mês, o site Metrópoles noticiou que o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) apurava irregularidades e improbidade administrativa envolvendo o prefeito David Almeida. Segundo noticiou o Metrópoles as informações teriam relação com “o suposto uso indevido de recursos públicos no casamento da filha dele, Fernanda Aryel Almeida, em 2022“.
Porém, uma nota divulgada pelo Ministério Público nesta terça-feira (22), desmente a informação veiculada pelo Metrópoles. A reportagem, ganhou grande repercussão na última semana e foi categorizada como Fake News pelo órgão, uma vez que não existe qualquer investigação em andamento sobre o prefeito David Almeida, conforme foi esclarecido pela Procuradoria.
A nota do Ministério Público foi emitida após a circulação da falsa reportagem em 14 portais de notícias locais. O MP declarou que não há investigação em curso relacionada ao prefeito, tampouco sobre à celebração do casamento da filha dele. A suposta denúncia anônima mencionada na matéria não gerou qualquer processo de apuração, contrariando diretamente a alegação publicada pelo site Metrópoles.
Confira a nota na íntegra
Saiba o que é Fake News
“Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas).
As Fake News têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente. As informações falsas apelam para o emocional do leitor/espectador, fazendo com que as pessoas consumam o material “noticioso” sem confirmar se é verdade seu conteúdo.
O poder de persuasão das Fake News é maior em populações com menor escolaridade e que dependem das redes sociais para obter informações. No entanto, as notícias falsas também podem alcançar pessoas com mais estudo, já que o conteúdo está comumente ligado ao viés político.”