Terça-feira, 23 Setembro

O Núcleo de Investigação do Portal Alex Braga recebeu com exclusividade, nesta quarta (17), o vídeo de uma avó revoltada com a saúde do Estado do Amazonas, após sua neta ter tido uma cirurgia de retirada de rim cancelada por falta de materiais. Na ocasião, a mulher cobra o governador Wilson Lima (UNIÃO) e apela, dizendo: “pelo amor de Deus, faça alguma coisa por essas crianças”. Veja vídeo no fim da matéria.

A cirurgia em questão, seria para uma criança de 6 anos, que havia dado entrada no Instituto de Saúde da Criança no Amazonas (ICAM), no último domingo (15), para tratar uma hipoplasia renal esquerda, uma anomalia congênita que ocorre quando o rim não se desenvolve completamente, resultando em um rim pequeno e subdesenvolvido.

Leia mais: Wilson Lima deixa único hospital de Iranduba sem Raio-X

O procedimento estava marcado para acontecer na última segunda (16), mas para a surpresa da família, a operação foi cancelada sob motivos de falta de material, o que gerou revolta na avó da criança.

Leia mais: Wilson Lima vai comprar 811 mil fraldas após gastar R$ 19 milhões e pacotes sumirem da CEMA

O vídeo mostra a neta segurando o próprio resumo de alta, enquanto a avó narra a situação ao fundo. Em um trecho das imagens, Jane Magalhães de Lima (como ela mesma se identifica) direciona sua fala a Wilson Lima.

Seu (sic) excelentíssimo governador, pelo amor de Deus, faça alguma coisa, né, por essas crianças que tão (sic) aqui no ICAM e estão precisando de uma cirurgia, tá?! (sic)

Jane Magalhães

Ela ainda acrescenta questionando e cobrando Lima.

Essa aqui é a A.V, minha neta, tá?! (sic) Há tempos tá (sic) esperando essa cirurgia, tá?! (sic) Por que foi cancelada, senhor governador? Porque não tem material.

Jane Magalhães

Em certo momento, a avó cita a precariedade da saúde pública do Estado e desafia Wilson Lima a comparecer às unidades de saúde do Amazonas ‘para conhecer de perto a situação’.

Pelo amor de Deus faça algo por essas crianças; não só por essas crianças, mas pelos outros hospitais, pela saúde, porque a nossa saúde no momento tá (sic) precária. Confesso pro (sic) senhor que eu estou revoltada por minha neta ir pra (sic) casa com a cirurgia cancelada. Gostaria, senhor governador, que o senhor viesse fazer uma visita aqui no ICAM pro (sic) senhor ver e conhecer de perto a situação.

Jane Magalhães

No fim da denúncia, a mulher ainda ressalta dificuldades com necessidades básicas, enfrentadas dentro do Instituto.

Mais uma coisa pro (sic) senhor ficar ciente: eu tô (sic) envergonhada! Ontem, às 23h minha filha tava (sic) pedindo lençol! Lençol pra (sic) colocar no leito! Lençol pras (sic) crianças.

Jane Magalhães