Quinta-feira, 11 Setembro

Tonantins/AM – A Delegacia de Polícia Federal (PF), em Tabatinga deu início a uma investigação que aponta uma trama de crimes ambientais e contra a ordem econômica no coração da Amazônia. O Inquérito Policial de número 2023.0013522, foi oficialmente instaurado para apurar possíveis irregularidades em uma propriedade localizada na Comunidade Bairro São Francisco, pertencente ao atual prefeito do município de Tonantins, Francisco Sales de Oliveira (Republicanos) que tenta a reeleição.

Leia Mais: Prefeito de Tonantins gastará R$ 1,5 milhões em alimentação escolar

Segundo informações da denúncia, há indícios de que a área em questão esteja sendo utilizada para a extração ilegal de ouro, uma atividade que, se confirmada, pode estar causando severos danos ao meio ambiente. O impacto dessa suposta atividade garimpeira na região já é motivo de grande preocupação, dado o potencial destrutivo desse tipo de exploração.

O inquérito, fundamentado na Lei dos Crimes contra a Ordem Econômica (Lei 8.176/1991) e na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), tem como objetivo principal investigar a veracidade das denúncias e identificar possíveis crimes ambientais cometidos. No entanto, outras infrações poderão ser incluídas no curso das investigações, conforme novos elementos venham a ser descobertos.

Em resposta à gravidade dos fatos, a Polícia Federal já comunicou a Justiça Federal sobre a instauração do inquérito, informando também o Ministério Público Federal (MPF), que poderá acompanhar de perto o desenrolar das investigações.

A população do município de Tonantins e regiões próximas aguarda com ansiedade os próximos desdobramentos, pois o caso não apenas coloca em xeque a integridade do atual gestor prefeito mas também traz à tona a delicada questão da preservação ambiental em uma das áreas mais ricas e biodiversas do planeta.

Veja vídeo:

Vídeo: Reprodução – redes sociais

Leia Mais: Contrato de pavimentação de mais de R$ 5 milhões é prorrogado em Tonantins

Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.