Quinta-feira, 25 Setembro

Manaus – Vítima de acidente de trânsito em dezembro de 2012, Carlos Mestrinho Neto (44), espera por mais de um ano para realizar uma cirurgia na Fundação Hospital Adriano Jorge, gerenciado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), segundo Mestrinho, todas as vezes em que conseguiu atendimento médico foi através de pedido de ajuda aos políticos da capital amazonense.

Carlos Mestrinho procurou o Portal do Alex Braga para relatar o caos e abandono que se encontra a saúde do Estado do Amazonas, desde que o governador Wilson Lima (UB), assumiu o poder executivo.

Leia Mais: Suspeita de Lobby na CEMA: Wilson paga R$ 122 milhões sem licitação para o laboratório Reunidos

Espera por mais de um ano para realizar cirurgia

Carlos Mestrinho relatou à nossa equipe que já realizou dezessete cirurgias, desde que sofreu o acidente, porém todas elas foram por apelo e apadrinhamento político. Mestrinho, informou que sofre com a espera do Sistema de Regulação (Sisreg) e que seu número de aguardo no ano passado era o 121°, atualmente ele se encontra na 97° posição.

Uma soma básica, nos mostra que em mais de um ano, foram realizadas somente 24 (vinte e quatro) cirurgias na rede pública estadual.

Em janeiro de 2023, Carlos Mestrinho passou por uma bateria de exames e chegou até receber o encaminhamento de aviso de operação, ficou internado por 90 dias, ou seja, três meses e foi mandado embora do hospital, pois não seria possível realizar a cirurgia por falta de material cirúrgico. (Veja a imagem abaixo).

Foto: Arquivo Pessoal – Carlos Mestrinho

Ainda no mesmo ano, Carlos Mestrinho passou por mais uma internação e recebeu outro aviso de operação, chegou a ficar uma semana internado e até agora, agosto de 2024 não realizou o procedimento. Mestrinho revelou ao Portal Alex Braga, que chegou a reunir com os diretores do Hospital Adriano Jorge no mês passado para tentar agilizar a situação, porém não obteve sucesso.

Veja o documento com o novo aviso de operação.

Foto: Arquivo Pessoal – Carlos Mestrinho

Em julho, Carlos Mestrinho foi em sua última consulta no Hospital e reuniu com os diretores tentando um parecer sobre a sua situação e pedindo ajuda para realizar a cirurgia, sem sucesso.

Durante a conversa, Mestrinho disse que: “o Adriano Jorge é um cabide de amizade, de voto, lá é um local político, só opera quem os políticos mandam“, afirma.

Carlos Mestrinho contou à nossa equipe, que chegaram a pedir R$ 3.000,00 (três mil reais), para passarem ele na frente e conseguir fazer a operação. Segundo Mestrinho, a diretora de enfermagem chegou a afirmar que estava ‘lutando’ para acabar com as vendas das cirurgias.

Veja o documento de consulta.

Foto: Arquivo Pessoal – Carlos Mestrinho

Quase um mês após a última ida de Carlos Américo Mestrinho ao Hospital Adriano Jorge, nenhum parecer foi dado sobre a cirurgia.

Processo contra o Hospital Adriano Jorge

Carlos Américo Mestrinho recorreu para o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), em um processo para tentar garantir a realização da cirurgia ortopédica que afeta sua qualidade de vida.

A ação civil está sob o n° 0816363-43.2020.8.04.0001, por meio da 58° Promotoria de Justiça Especializada na Defesa dos Direitos Humanos à Saúde Pública.

Foto: Arquivo Pessoal – Carlos Mestrinho

O processo ainda está correndo na justiça e aguarda um parecer.

Pedido de resposta

O Núcleo Investigativo do Portal Alex Braga, encaminhou a SES-AM e ao Hospital Adriano Jorge um pedido de resposta sobre o caso e qual motivo do Estado não está realizando cirurgias.

Até a publicação da matéria, nossa equipe não obteve nenhuma resposta. O espaço continua aberto.

Leia Mais: Falta atendimento, remédios e equipamentos na FCecon, denunciam pacientes

Envia sua denúncia ou sugestão para a nossa linha direta por meio do número (92) 98144-6017.