Após ‘enganar’ a justiça eleitoral com um contrato falso, para justificar seu domicílio eleitoral em Eirunepé, a pré-candidata Professora Áurea também quer ‘passar a perna’ no cidadão eirunepeense pautando sua pré-candidatura na ‘Educação’. A primeira-dama de Itamarati, que também é professora da rede pública, afirma que sua possível gestão em Eirunepé daria mais atenção a creches e escolas. Ocorre que, em Itamarati, onde seu esposo João Campelo (MDB) é prefeito buscando reeleição, só existe 01 (uma) creche composta de apenas 01 (uma) sala.
O núcleo de investigação do Portal do Alex Braga teve acesso com exclusividade a denúncias graves que mostram a precariedade da estrutura de educação no município de Itamarati, onde professora Áurea é a esposa do prefeito.
O local onde funciona a única unidade de ensino pré-escolar fica sobre muita lama, mato e igarapé, o que pode trazer riscos à saúde das crianças e ainda expor os pequeninos a possíveis animais e insetos peçonhentos,
Segundo informações de fontes locais, os alunos da única creche de Itamarati estudam dia sim, dia não, para que as turmas se revezem e não fiquem sem aula. Isso porque a unidade escolar conta com apenas 01 (uma) sala, o que impossibilita o local de atender as crianças do município de forma regular.

Além da pouca oferta de creches disponibilizadas pela prefeitura de Itamarati, ainda existem os riscos de infraestrutura ao redor da única unidade que existe por lá. No vídeo abaixo, mesmo com pouca qualidade, é possível ver uma mãe e uma criança caindo dentro de um bueiro que fica em frente à creche. O ocorrido é datado em abril de 2023.
Elas andavam pelo local, quando passaram por cima da tampa do bueiro que cedeu e despencou. As vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas por pessoas que passavam no momento do fato.
Gestão investigada
Na mesma época do acidente com o bueiro, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) investigava a obra de outra creche, que custou R$ 3,5 milhões, oriundos de recurso federal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Segundo o promotor Caio Lúcio Fenelon Assis Barros, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Itamarati, o local escolhido para a construção da creche era inapropriado. O promotor identificou, ainda, que o poder público teria de realizar gastos elevados, gerando um desperdício de dinheiro público e até abandono da obra por conta da falha na escolha do local.
O mesmo promotor que deu início às investigações contra a gestão de Campelo, no município, se calou após o caso. Nos meses e anos subsequentes ao ocorrido pós-investigações, não houveram novas apurações nem investidas da promotoria de Itamarati contra o prefeito e suas secretarias.
Apelo de Áurea
A então pré-candidata à prefeita de Eirunepé fez uma publicação em suas redes sociais, onde apela de forma velada para o feminismo, na tentativa de sensibilizar e atrair votos. Na postagem, Áurea afirma: “Está na hora de termos mais mulheres em espaço de poder.”
Áurea ainda atribui a falta de políticas públicas ao fato de uma mulher nunca ter sido prefeita em Eirunepé.
“Nunca tivemos uma mulher prefeita. Isso se reflete na ausência de políticas públicas.”
Professora Áurea
A pré-candidata esteve ao lado do esposo João Campelo por incríveis 03 (três) mandatos à frente de Itamarati. Foram 12 anos onde o setor de educação poderia ter sido aprimorado e sofrido intercessão por parte da professora. Mas a realidade de Itamarati prevê o futuro de Eirunepé.