Quinta-feira, 11 Setembro

O ex-deputado federal Zé Ricardo pediu afastamento de suas funções no Governo Federal e aumentou a lista prefeituráveis do PT, que até agora não conseguiu chegar a um acordo sobre quem será o candidato do partido à Prefeitura de Manaus.

Zé Ricardo e concorrência

Além de Zé Ricardo, o vereador Sassá, o deputado estadual Sinésio Campos e Anne Moura já colocaram seus nomes na mesa. Anne disse que Lula a “desafiou” a ser candidata, mas nos bastidores do partido uma tensa reunião nesta segunda-feira (1) é que deve apontar um nome.

Nas eleições passadas Sinésio venceu a disputa local, mas Zé Ricardo foi o escolhido por Lula. Ou seja, uma decisão em Manaus não quer dizer que será a definitiva. Assim como Jair Bolsonaro no PL, no PT quem manda é Lula.

Janela partidária e PT

Até o dia 5 de abril é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição. 

Quem não for escolhido para a chapa do PT pode ser candidato a vereador, casos de Sassá, Anne e Zé Ricardo, o que poderia aumentar a bancada do partido na CMM, ou aumentar o racha e dividir votos.

Leia mais: Sassá ironiza Zé Ricardo como puxador de voto do PT: ‘só acredito quando abrir as urnas’

Recentemente, Sassá ironizou o ex-deputado federal e disse que querer é uma coisa, ter votos é outra. Lula ainda não veio a Manaus após ser eleito, o que evidencia que o presidente não parece muito preocupado com a situação do partido no Amazonas.