Sexta-feira, 12 Setembro

 O vereador Eduardo Alfaia (Avante), líder do prefeito David Almeida na Câmara Municipal de Manaus (CMM), disse nesta quarta-feira (13), que o presidente da Casa, Caio André, está dificultando a votação de um empréstimo de R$ 580 milhões aprovado para a Prefeitura de Manaus.

O Projeto de Lei nº 69/2024, que altera a Lei nº 3.220/2023, está na Casa desde o dia 6 de fevereiro, tramita desde o dia 19, mas não é colocado em votação.

Leia mais: Caio André quer aumentar jornada de trabalho na CMM e ameaça cortar vale refeição

“A Presidência não pode ficar retendo uma matéria tão importante. E hoje o que eu falo a Vossa Excelência não é mais um apelo, é uma indagação: qual o motivo desse projeto estar parado? O senhor pautou inúmeras matérias que chegaram a posterior e essa matéria do empréstimo não consta na pauta, ela precisa ser deliberada, precisa vir para o plenário. O que que faz Vossa Excelência a segurar uma matéria que é tão importante? Uma matéria que fala da possibilidade da prefeitura de Manaus contrair um empréstimo no valor de R$ 580 milhões para fazer investimentos”, disse Alfaia.

Alfaia disse que cabe a Caio André deixar as questões políticas de lado e legislar por Manaus. “Essa demora está causando um prejuízo não ao prefeito David Almeida. Eu quero crer que o que está motivando isso não seja o processo eleitoral”.

O parlamentar ainda reiterou o interesse público.

“A Presidência dessa Casa não pode ser contaminada pelo Processo eleitoral. Nós não podemos pautar a CMM baseado no processo eleitoral que ainda está distante, embora se avizinhe. A CMM não pode fazer isso com intuito de tentar prejudicar o prefeito, porque se a CMM está fazendo com essa motivação o prejuízo não é ao senhor David Almeida, mas sim à população da cidade de Manaus”, disse o vereador.

Leia mais: David Almeida emite nota oficial sobre seu futuro político: conversando’

O presidente da CMM, disse que não queria falar sobre empréstimo, mas não justificou porque não colocou o pedido em votação.