O prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, foi denunciado por suposta compra e transporte irregular de madeira em plena Amazônia, com uso da empresa do irmão.
A denúncia está no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). Abahim é denunciado também por abuso de poder. “O gestor municipal da cidade vem utilizando seu poder de prefeito para praticar ilegalidades, como é o caso da compra e transporte supostamente superfaturados de madeiras”.

No diário oficial do TCE aparece o processo Nº 10205/2022, onde uma notícia do suposto crime aponta que a irregularidade teria ocorrido em abril de 2021, usando como justificativa o período emergencial na cidade.
“Tal conduta, à primeira vista, nos leva a acreditar que se trata de uma medida que beneficiaria a população itacoatiarense em período de grande cheia. No entanto, na verdade, o que podemos observar é algo muito suspeito, no que diz respeito à transparência do serviço prestado”, afirma a denúncia.
Irmão
Além da compra superfaturada, a denúncia afirma que Mário usou o irmão, por meio da empresa dele, para transportar a madeira. “Essas madeiras seriam utilizadas para a construção de pontes nas áreas alagadas devido à cheia do rio Amazonas”, acrescenta, referindo-se a Chibly Abrahim.

A denúncia ainda aponta que o transporte foi realizado sem comprovação da nota fiscal da madeira, não revelando, assim, a origem da madeira e os valores pagos.
“Pode-se afirmar que há fortes indícios de transações ilegais envolvendo a compra e transporte de madeira pela Prefeitura de Itacoatiara”, ressaltou.

Abrahim não se posicionou sobre as suspeitas.
Veja:


Clique aqui e veja a denúncia completa.