Foi divulgada na manhã desta quinta-feira (22) a lista final com as assinaturas dos Deputados Federais que pedem pelo impeachment do Presidente Lula.
A deputada Carla Zambelli (PL-SP) divulgou em sua conta pessoal na rede social X (antigo Twittter) uma imagem contendo os nomes e partidos de todos os deputados federais que assinaram o pedido de impeachment.
Ao todo, 12 partidos foram representados:
- PL – 78 deputados
- União Brasil – 17 deputados
- PP – 14 deputados
- Republicanos – 7 deputados
- PSD – 5 deputados
- PRD – 4 deputados
- MDB – 4 deputados
- PSDB – 4 deputados
- NOVO – 3 deputados
- AVANTE – 2 deputados
- Cidadania – 1 deputado
- PODE – 1 deputado

A lista é a maior da história, superando o pedido de impeachment contra a ex-presidente Dilma Roussef que contou com 124 assinaturas, em 2016.
O documento com as assinaturas deve ser apresentado ao Presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL) que irá decidir se acatará ou não a denúncia e abrir o processo, encaminhando-o para o Senado.
Caso chegue ao Alto Congresso, o pedido de impeachment precisará de 54 assinaturas de senadores para ter continuidade.
Entenda
O Presidente Lula foi declarado como “Persona Non Grata” pelo Estado de Israel após comparar os atentados terroristas do Hamas, cometidos em 7 de outubro de 2023, com o Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.
“— O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.“