Sexta-feira, 12 Setembro

O ex-ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, deve assumir a titularidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A decisão foi tomada após conversa com Lula. A expectativa é de que o anúncio sairá nas próximas horas.

Assim, também ficará confirmada a saída do atual ministro Flávio Dino. Ele assumirá uma cadeira no STF no final de fevereiro.

Lula selecionou o nome de Lewandowski no final do ano passado. Então, deixou a decisão final nas mãos do ministro aposentado, que ponderava sobre a transição para a pasta ministerial.

Missão

Em declarações anteriores, Lewandowski havia comunicado a Lula que “a missão do presidente não se nega”. Então, desde lá, ele sinalizava sua inclinação a aceitar o convite. Contudo, na ocasião, expressou a necessidade de amadurecer a ideia até o final de 2023.

Além da indicação, a presença do ex-ministro Lewandowski deve assegurar manutenção da Justiça e Segurança Pública sob um único ministério. Então, afastando quaisquer especulações sobre um possível desmembramento das áreas, algo ventilado dentro do Planalto.

Ainda de acordo com apurações, Lula esperou o 8 de janeiro. Isso porque não queria tirar o crédito de Flávio Dino, que executou um trabalho de reconstrução da pasta, garantindo a institucionalidade democrática contra tentativas frustradas de golpe bolsonarista.

Lewandowski

Ricardo Lewandowski foi ministro do Supremo por 17 anos. Ele se aposentou em abril deste ano.