Sábado, 13 Setembro

Em um aceno ao governo, o senador Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, confirmou a sabatina única para Flávio Dino e Paulo Gonet – indicados, respectivamente, para o STF e a PGR pelo presidente Lula (PT).

Uma sabatina conjunta pode diminuir o foco das críticas sobre Dino, que enfrenta a artilharia do núcleo duro bolsonarista. Inicialmente, havia a ideia de dividir as sabatinas em períodos diferentes do dia, mas essa proposta foi abandonada.

O ato faz parte do processo de análise dos nomes na Casa. Após a leitura, foi concedida vista coletiva. A sabatina dos indicados deve ocorrer de forma conjunta na próxima quarta-feira (13).

Após análise da CCJ, as indicações seguem para votação em plenário. Cada um precisa de 41 votos para aprovação. O voto é secreto.

No dia 27 de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o ministro da Justiça, Flávio Dino, para a vaga da ministra aposentada do STF Rosa Weber.

Já o subprocurador-geral da República Paulo Gonet foi indicado para a chefia da PGR após o término do mandato de Augusto Aras — indicado por Jair Bolsonaro (PL).