A presidente da Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Yara Amazônia Lins, marca o seu primeiro mês da segunda gestão, com o reconhecimento de gestores e líderes estaduais, e pela idealização de novos projetos para os próximos anos.
Segundo a conselheira, entre as metas estipuladas estão a busca pela harmonia interna, a modernização tecnológica e o papel pedagógico da Corte.
“Vamos atuar no controle externo de maneira focada em proporcionar benefícios à capital Manaus e a todos os municípios do interior. O Tribunal não deve ser somente punitivo, primeiramente, tem que ter como prioridade a orientação pedagógica, para que os gestores possam ser orientados para evitar falhas e punições”, afirmou a nova presidente do TCE-AM.
A nova gestão do Tribunal tem adotado uma postura de prevenção ante à punição, trabalhando para a realização de cursos e retomada de projetos. Para que promovam orientações e esclarecimentos aos gestores, para evitar a ocorrência de irregularidades na administração.
Ouvidoria da Mulher
A Ouvidoria da Mulher é outra ação da anunciada pela presidente. Yara é a única mulher a presidir o TCE-AM e membra do pleno, e a conselheira afirma que criará um setor específico na Corte para abordar o tema de forma qualificada e dedicada.
Reconhecimento pelos trabalhos
Em seus primeiros dias de gestão, a presidente do TCE-AM recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário, grau comendador, do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região. A homenagem do órgão judiciário reconheceu as contribuições da conselheira à Justiça do Trabalho e à cultura jurídica.
Durante a solenidade, ocorrida em dezembro, o TRT-11 destacou a trajetória da presidente e seu papel significativo na promoção da justiça no Amazonas.