Ibaneis Rocha (MDB) estará de férias no próximo dia 8 de janeiro, data em que o Distrito Federal governado por ele será palco de um grande ato de desagravo pelas invasões aos prédios públicos ocorridas há quase um ano. O governador do DF fo afastado do cargo acusado de omissão naquele histórico domingo.
O governador viaja no dia 28 de dezembro e volta no dia 15 de janeiro. A cúpula da Polícia Militar do DF, subordinada ao governo dele, foi presa acusada de omissão e até de apoiar os atos.
“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu Alexandre de Moraes na decisão que afastou o governador, que sempre negou omissão ou envolvimento nos atos.