O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, receberá o título de Cidadão Itacoatiarense na próxima sexta-feira (10), no município do interior do Amazonas. O bisavô do ministro veio de Portugal para a cidade, diz trecho da nota da Câmara Municipal, confirmando o evento.
A honraria foi proposta pela vereadora Cheila Moreira (PT), suplente do senador Omar Aziz. Dino é cotado para ser ministro do STF na vaga de Rosa Weber.
Dino disse a defensores-gerais, em Brasília, que é amazonense de coração. “Sabe de onde eu sou? De Itacoatiara! Nasci no Maranhão, mas minha família é de Itacoatiara”, afirmou Dino.
Leia mais: Dino diz que PF vai investigar possíveis ‘crimes’ da Lava Jato
“Como é caso da família do Ministro Flávio Dino, que é originária de Itacoatiara, e contribuiu com a história de município, conforme referenciada pelo Historiador Francisco Gomes da Silva, em seu livro “Cronografia de Itacoatiara” (Manaus, 1998). O bisavô paterno do ministro – jornalista José Carlos de Castro e Costa – procedente de Portugal, chegou a Itacoatiara no início do século XX, onde, no período de 1907 a 1911, integrou o corpo redacional do jornal “O Avança”, vinculado politicamente ao coronel da Guarda Nacional João Pereira Barbosa, seringalista e várias vezes superintendente do Município. Sua esposa (BISAVÓ do ministro Flávio Dino), a professora Rachel Fonseca de Castro, itacoatiarense de nascimento, fundou em 1913 e dirigiu por vários anos o Colégio Sagrado Coração de Jesus, dedicado a crianças do sexo feminino. Em Itacoatiara o casal teve 4 filhos (2 homens e 2 mulheres) e o mais velho deles, NICOLAU DINO, mais tarde já residindo no Maranhão, formou família sendo o filho mais velho desta (SÁLVIO DINO JESUS DE CASTRO E COSTA) genitor do atual Ministro FLAVIO DINO”, diz trecho da nota divulgado nesta segunda-feira (6) pela CMI.