Sábado, 26 Abril

O governador cassado Antonio Denarium, denunciado por crimes contra o povo Yanomami, apoio ao garimpo e danos ao meio ambiente, decidiu viajar para a COP-28 e embarcou nesta quarta-feira (28) para a Arábia, onde serão debatidos os impactos ambientais do aquecimento global e formas de valorizar as riquezas naturais e dos povos nativos.

Leia mais: Governador de Roraima emprega piloto ligado a traficantes do PCC e garimpo ilegal

Denarium é acusado de incentivar o garimpo ilegal em Roraima. Em maio deste ano, as ministras do Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva e do Ministério dos Povos Indígenas, Sonya Guajajara, repreenderam o govenador de Roraima pelas lei e ações do governo que incentivaram a promoção do garimpo ilegal na região.

Leia mais: Ministras repreendem governador Antônio Denarium pelo incentivo e financiamento do garimpo ilegal em RR

A família do governador também é denunciada . A irmã dele, Vanda Garcia de Almeida e o sobrinho, Fabrício de Souza Almeida, foram investigados pela Polícia Federal por suposta lavagem de dinheiro oriundo do comércio de ouro ilegal em fevereiro deste ano.

Leia mais: Família de governador Antônio Denarium é envolvida com garimpo ilegal

Denarium sancionou ano passado uma lei que protegia o patrimônio de garimpeiros ilegais, proibindo a destruição das máquinas apreendidas.

Leia mais: Denarium poder ser condenado por crime de genocídio do povo yanomami por Corte internacional

A COP reúne 197 países e mais de 200 líderes internacionais, entre eles Lula, a quem o govenador tenta se achegar dede que foi cassado, após quatro anos de apoio a Bolsoanro.