Quatro anos após dizer que comeria a boina do Exército caso a BR-319 não fosse recuperada na gestão de Jair Bolsonao, o ex-vice-presidente e atual Senador Hamilton Mourão foi lembrado da promessa na sessão desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Leia mais: Deputado Fausto Júnior lança Frente Parlamentar em Defesa da BR-319
A lembrança coube ao deputado estadual Dan Câmara, que aproveitou o protesto de moradores da região onde duas pontes destruídas na rodovia, que seguem sem obras desde 2022, passando por Bolsonaro e Lula.
“Eu vou dizer algo que gente fala muito no Exército, eu vou comer minha boina, viu. (…) Esse trio tem que resolver o problema da BR-319, e com ela, a Hidrovia do Madeira. Então, com isso, nós vamos integrar o Estado”, afirmou Mourão em 2019.
Leia mais: Wilson Lima pressiona Alckmin por liberação da BR-319: ‘faz muita falta’
O trio era formado pelo ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; pelo secretário nacional de Transportes, general Jamil Megid Junior; e pelo diretor do Dnit, general Antônio Leite dos Santos Filho. Bolsonaro chegou a anunciar no Twitter que a licença ambiental sairia e antes de terminar o mandato a BR-319 estaria liberada.
“Eu gostaria de ver essa boina sendo comida”, cobrou Dan Câmara, sem que uma solução para a “novela” seja apresentada pelas autoridades.