Menos de uma semana após aparecer nas arquibancadas gritando “é campeão”, a deputada Joana Darc foi notificada pelo Tribunal de Contas do Estado para explicar, em 15 dias, o motivo de ter destinado mais de R$ 3,5 milhões de verba pública para o “time do coração”.
Joana Darc foi intimada no mesmo dia em que levou torcedores e dirigentes do clube campeão da Série C para dentro da Assembleia Legislativa do Amazonas, a título de homenagear a conquista do time para o qual ela destinou as emendas parlamentares.
“Representação interposta pela Sra. Cynthia da Silva Pinheiro contra a Sra. Joana Darc Cordeiro dos Santos, para apuração de possíveis irregularidades na destinação de emendas parlamentares ao time de futebol Amazonas Futebol Clube”, diz parte do documento.
Leia mais: Deputado quer dar título de Cidadão do AM a artilheiro do Amazonas FC
A denúncia interposta pelo Ministério Público de Contas, aponta os R$ 3,5 milhões quitados pela parlamentar. Outros deputados também destinariam verba ao Amazonas FC, mas retiraram a intenção após a opinião pública criticar duramente a iniciativa.

Joana alega que verba é para escolinhas, mas seu envolvimento com o time profissional está exposto nas redes sociais, incluindo viagens, fotos com taça e jogadores, e até “assessoria” informando da chegada de delegação na última viagem.
“O Amazonas FC nasceu com o povo, surgiu da zona leste de Manaus, e abracei desde o início da trajetória do time até hoje, enquanto campeão, pois sempre acreditei que um dia isso se tornaria realidade”, alega.