A Assembleia Legislativa do Amazonas aprovou na semana passada um PL que homenageia o feijão, o grão-de-bico, ervilha e toda a família desse tipo de cultivo. O Dia das Leguminosas agora é Lei, todo dia 10 de fevereiro.
O PL n º97/2023 é de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.
Ele defende que “a ideia é popularizar o plantio e consumo, inclusive nos ambientes acadêmicos de pesquisas a impulsão de leguminosas secas para enfrentamento da fome, da pobreza e na garantia da segurança alimentar, da saúde e nutrição, bem como na saúde do solo e preservação do meio ambiente”.
O autor argumenta que é preciso recuperar pastagens como estratégia prioritária no Brasil e as tecnologias envolvendo as leguminosas são vantajosas, pois diminuem a dependência de fertilizantes nitrogenados. Além de impactar positivamente a vida das pessoas. “O feijão guandu tem sido uma planta incentivada nos consórcios agroecológicos com o algodão. Porque além de restaurar o solo, evita erosão, preserva a água e aumenta o suporte de nitrogênio, diminuindo o uso de fertilizantes nitrogenados e trazendo benefícios econômicos e ambientais”, exemplifica Cristiano.
Cristiano D’Angelo está em seu primeiro mandato e foi eleito com mais de 36 mil votos.