Equipamentos de espionagem são de grande importância para a antecipação e resolução de crimes, como atentados e grandes esquemas. Com o “Guardião”, o Estado pode acessar e interceptar mensagens e ligações, após a Operação Garimpo Urbano que resultou na prisão do secretário de inteligência, o Ministério Público solicitou a transferência do supercomputador da Secretaria de Segurança para a sede da Polícia Civil. Uma fonte denunciou a esta coluna, o uso de restrição e direcionamento de editais para o privilégio de um pequeno grupo na área de tecnologia da informação, especificamente para as salas cofres para datacenters.

Salas cofres

Um datacenter para se proteger fisicamente necessita de proteções mecânicas específicas nas paredes, teto e piso e porta do datacenter que protegem contra fogo, arrombamento e inundações, dentre outras proteções físicas. Estas salas específicas têm o nome de salas cofres. São basicamente painéis que formam estes ambientes que são certificados por uma norma brasileira, que é a norma ABNT NBR 15.247. Os outros itens dentro da sala cofre que a compõem como nobreak, ar-condicionado, sistema de incêndio, circuito fechado de câmeras, controle de acesso, são regidos por outras normas técnicas.

Favorecimento

Segundo a fonte, o grande esquema se concentra justamente nesta norma, após a venda da sala cofre. “A partir deste ponto o cliente fica refém do cartel, pois em todos os contratos de manutenção, a fabricante exige que a manutenção seja feita estritamente com eles, ou por sua representante atualmente. Podemos enxergar de forma mais clara como é efetuado o direcionamento dos editais. Os órgãos públicos exigem em editais, de forma errônea, que a manutenção do certificado ABNT NBR 15.247 seja mantido pela empresa que assumir o contrato de manutenção da sala cofre. Solicitamos em edital esta comprovação através de uma associação pela ABNT”, explicou.

Editais

Com a obrigação sendo da fabricante, os editais abertos continuam a exigir a comprovação da certificação. “A exemplo desta prática temos o edital Pregão Eletrônico 751/2021 para serviço de manutenção da sala cofre do CICC/AM – SSP/AM”, disse. Então, em licitação, é solicitado, que a empresa contratada comprove que garantirá a certificação da sala cofre objeto da licitação. Mas, acontece que outras empresas certificadoras não têm empresas de manutenção credenciadas específicas, pois esta condição é condição para as empresas fabricantes manterem estas certificações.

Favorecidas

Essa obrigatoriedade mostra restrição e direcionamento no certame. “ABNT Certificadora afirma que somente duas empresas estão habilitadas por eles a efetuar manutenções de salas cofres certificadas NBR 15.247 em seus arquivos. Na verdade, é somente uma empresa, pois a empresa ACECO TI LTDA foi adquirida pela empresa Green4T Soluções TI Ltda. Ou seja, somente uma empresa é habilitada por eles a tal serviço”, revelou.

Share.