Os deputados federais, Ottaci Nascimento (Solidariedade) e Shéridan Oliveira (PSDB), ambos aliados do governador de Roraima, Antonio Denarium (sem partido), votaram favorável à Proposta de Emenda à Constituição 135/19 do voto impresso nesta terça-feira, 10.
O texto da PEC prevê a impressão de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor independentemente do meio empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e referendos.
Os parlamentares Haroldo Cathedral (PSD) e Nicoletti (PSL) também se posicionaram da mesma forma. Já os federais Édio Lopes (PL) e Joênia Wapichana (Rede) votaram pela rejeição da PEC. Jhonatan de Jesus (Republicanos) e Hiran Gonçalves (PP) se abstiveram da votação.
Foram 229 votos favoráveis, 218 contrários e 1 abstenção. Como não atingiu o mínimo de 308 votos favoráveis, o texto será arquivado.
Repercussão negativa
A deputada federal Shéridan chegou a fazer críticas sobre a necessidade de se priorizar a votação da PEC 135/19, ao invés de outras pautas que, segundo ela, são mais importantes para o país. Este posicionamento repercutiu negativamente, o que acabou gerando críticas à deputada. Em uma rede social, ela desabafou.
“A quantidade de ataques, xingamentos e agressões nas últimas 24h está fora de qualquer cenário imaginável. Não estão discutindo uma matéria, nem questionando posicionamento político, estão destilando todas as formas virtuais de ódio e ameaças. Um maniqueísmo ordinário, insano”, escreveu a parlamentar.
Shéridan alega que sempre trabalhou pelo aperfeiçoamento do sistema eleitoral, visando mais transparência e lisura no processo.
Fonte: O Poder