O vice-governador Carlos Almeida publicou em suas redes sociais nesta quarta-feira (4), uma Nota Pública onde considera “tardia” a decisão do governador Wilson Lima ao exonerar o coronel Louismar Bonates da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) somente nesta terça-feira, (3).
Carlos Almeida tentou exonerar o coronel Bonates e colocar o comissário de polícia Mario Aufiero, para assumir o comando da SSP-AM quando assumiu o Governo do Amazonas na ausência de Wilson Lima na madrugada do dia 22 de julho. O decreto chegou a ser enviado para o Diário Oficial do Estado, mas não foi publicado. O governo classificou o caso como um ato ilegal e que o documento não tinha validade e nem efeito oficial.
Leia a nota do vice-governador Carlos Almeida, na íntegra
“A decisão tardia do governador de substituir o titular da pasta de Segurança Pública, no rastro de minha determinação de exoneração do secretário, realizada no último dia 21 de julho, expõe que a prevaricação é uma das marcas do líder da gestão do Amazonas. Um governante que age visando satisfazer apenas seus interesses pessoais, e não motivado pelo escândalo que a permanência do secretário, liderando a pasta por meses a fio, representou aos amazonenses.
O colapso que atinge o estado não termina com esta manobra do governador. Além da crise na Saúde, segundo investigações, diversos desvios éticos atingem outras camadas do governo. Condutas que só poderão ser sanadas quando a moralidade prevalecer sobre os interesses escusos, e quando o governo abrir suas portas para uma investigação aprofundada de todos os indícios de crimes e corrupção que acometem o gabinete do chefe do executivo.
Carlos Almeida Filho – vice-governador do Amazonas.”