Moradores do município do Careiro da Várzea (a 19 quilômetros de Manaus) reclamam que o serviço de limpeza pública vem sendo executado pela população e por servidores públicos municipais. Conforme eles, até o momento nenhum trabalhador terceirizado começou a trabalhar na limpeza do município, mesmo havendo e, vigor um contrato milionário
Agora que o rio começou a baixar após uma cheia histórica começam a aparecer lixo, resíduos diversos, lodo e outros materiais que precisam ser recolhidos para que a cidade volte à normalidade. Porém, apesar de o prefeito Pedro Guedes (PSD) ter contratado, por mais de R$ 1,5 milhão, uma empresa para realização deste serviço, os moradores reclamam de que não houve qualquer incremento na limpeza pública do município.
Conforme a licitação Nº 007/2021, a empresa PR Serviços de Reformas Prediais Ltda, CNPJ 18.928.942/0001-08, sediada em Manaus, foi contratada “para prestação de serviços de limpeza pública no município de Careiro da Várzea”, pelo valor de R$ 1.584.014,12 (um milhão, quinhentos e oitenta e quatro mil, quatorze reais e doze centavos). Os dados são do Diário Eletrônico dos Municípios do Amazonas.
Nas redes sociais, a prefeitura divulgou um vídeo no dia (5), em que mostra funcionários com o fardamento da Secretaria de Obras e outros que parecem ser moradores locais sem equipamento de proteção ou fardamento. Em nenhum momento do vídeo aparecem colaboradores de empresa terceirizada na execução dos serviços de limpeza.
Fonte: O Convergente