A população não gostou da iniciativa do vereador David Reis (Avante) na Lei 2.767/2021, que muda o nome de um espaço público para “Praça Oscarino Peteleco”, artista amazonense popular que morreu em 2018. O espaço está localizado na esquina entre a avenida Japurá e rua Afonso Pena, no bairro Praça 14.

Após ser pressionado nas redes sociais por estar apagando a história da personalidade já homenageada como nome da praça, o vereador cedeu nesta quarta-feira (28), e vai pedir a revogação da Lei nº 2.767/2021. O presidente do Instituto Nacional Afro Origem (Inaô), Christian Rocha, chegou a ir até a CMM para conversar sobre o assunto.

A praça leva o nome de um dos maiores líderes negros do Amazonas, Nestor Nascimento. Ele esteve à frente da luta em defesa do reconhecimento oficial do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, que foi o segundo quilombo urbano certificado no país, em 2014. 

David divulgou uma nota esclarecendo que não “teve intenção de apagar ou macular a memória de Nestor” e que vai solicitar a revogação da lei. Além disso, também vai apresentar um PL oficializando o nome do líder negro no espaço público.

Fonte: Portal Projeta

Share.