O governador Wilson Lima estabeleceu por meio do decreto 44.221/2021 que cada secretaria ou órgão vinculado ao Governo do Amazonas terá autonomia para decidir se os servidores receberão o valor do auxílio-alimentação de R$ 500 em dinheiro ou o saldo em cartão (vale-alimentação).
A nova regra foi publicada pelo governador Wilson Lima (PSC) no Diário Oficial do Estado (DOE-AM) da última quinta-feira, (15). O decreto altera regra editada em janeiro de 2020, quando o governo, além de estender o benefício a todos os servidores, determinou que o pagamento fosse realizado por meio de cartão específico.
A medida não agradou todas as categorias, como a dos professores, que queriam continuar recebendo o valor em espécie para gastar como quisessem. O cartão, argumentam, também limitaria as possibilidades de compra em determinados estabelecimentos.
No início de 2021, em meio à segunda onda da pandemia, o governo flexibilizou que o pagamento fosse realizado provisoriamente, por três meses, em dinheiro, como uma forma de ampliar a aquisição de alimentos e fazer circular mais dinheiro na economia local.
Fonte: Estado Político