Na tarde desta quinta-feira (8), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), anunciou a realização de concurso público para a área da segurança pública. A decisão veio após pressão e auditoria do Ministério Público do Amazonas que constatou o baixo efetivo e recomendou a realização de concurso para a Polícia Militar e Civil.

No início de julho, o MP realizou inspeções em diversas unidades policiais em Manaus, entre elas, a 2ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), no 2º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na 24ª Cicom e na Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decom). Durante a inspeção ficou constatado o baixo efetivo dos servidores da segurança pública para o bom funcionamento das unidades e o atendimento das demandas da sociedade. O MP expediu uma recomendação à Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) para a realização de concurso para a Polícia Militar e Polícia Civil.

Sem citar a recomendação do MP, o Governo do Amazonas anunciou a autorização de um novo concurso público para a polícia do Amazonas com 2,5 mil vagas, mas não divulgou uma data prevista para a realização. Há mais de dez anos o estado não realiza um certame para a categoria. Isso reflete no policiamento nas ruas.

Share.