O deputado federal e pré-candidato a Prefeitura de Manaus, Amom Mandel (Cidadania), está processando uma mulher após ela fazer comentários em uma publicação na rede social sobre a viagem à Dubai que o parlamentar fez com a namorada.

Kamila Fernanda, turismóloga no município de Presidente Figueiredo, publicou um vídeo no seu perfil no Instagram, após receber uma notificação da Justiça do Amazonas, que trata de uma reclamação do deputado Amom Mandel e sua namorada, Sarah, após ela tecer comentários sobre a viagem do casal à Dubai em dezembro de 2023 e também sobre a polêmica envolvendo as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), na zona leste de Manaus.

“O deputado Amom me provando que é mais do mesmo na política e que ele faz aquilo que tanto critica e que é uma pessoa incoerente. Acabo de receber um documento aqui na minha casa um documento do Poder Judiciário do Amazonas aonde Amom e sua namorada/esposa Sarah foram reclamar na Justiça por algo que eu falei na rede social. Provavelmente foram falar sobre o dia que eu comentei a viagem a trabalho em Dubai que ele resolveu levar a sua namorada tudo com dinheiro dele”, disparou Kamila.

A profissional explicou que a ação na Justiça tem relação com o vídeo que ela divulgou após a polêmica abordagem da Rocam ao deputado no dia 4 de janeiro deste ano. O deputado e outros ocupantes do carro em que estavam foram conduzidos ao 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP),  após o veículo ter sido abordado durante a ‘Operação Impacto’. Supostamente, Amom teria tentado contornar a abordagem com uma “carteirada” diante de dos policiais.

“Esse mesmo cara que tem dinheiro pra viajar com dinheiro do próprio bolso pra Dubai é mesmo que lava a cara com sabão cutia (…) É o mesmo que deu uma carteirada na Rocam e que posteriormente descobrimos que era casado, que estava com a mulher no carro, que morava na zona leste e que faz o ‘L’”, desabafou a mulher em sua rede social.

Kamila divulgou um vídeo intitulado “Quem é a namorada de Amom Mandel?”, que mostra gravações e publicações de Sarah explicando que era ela quem dirigia o carro no momento da abordagem e sugere que foi parada por se tratar de uma pessoa preta.

A turismóloga mostrou ainda que Sarah compartilhava publicações petistas e “fora Bolsonaro” e afirmou, que ela era “eleitora do Lula, militante da esquerda, feminista e defende a bandeira LGBT”. O vídeo foi produzido baseado nas próprias publicações de Sarah na sua rede social.

“Essa namorada petista do deputado Amom Mandel será que ela vai se um trampolim político pro deputado, ou o início de uma queda?”, questiona Kamila, encerrando o vídeo.

De acordo com Kamila, o processo na Justiça com a reclamação de Amom Mandel e Sarah, trata mais especificamente sobre outro vídeo publicado por ela, onde tece comentários sobre as críticas que o deputado proferiu contra o prefeito de Manaus David Almeida, após sua viagem ao Caribe.

A turismóloga lançou um desafio ao deputado com o objetivo de pedir explicações sobre a viagem a Dubai ‘às escondidas’ com a namorada.

“Desafio Amom!. Amom que ama dar conta do prefeito David Almeida agora está super incomadado porque o prefeito viajou para o Caribe. Amom, até um dia desses ninguém sabia que tinha namorada, só fomos saber após a confusão com a Rocam. A gente descobriu também que namorada é petista e depois disso ser exposto, ela fechou o perfil e apagou tudo que tinha a favor do Lula e contra o Bolsonaro. Mas, a gente descobriu que Amom levou a namorada pra Conferencia das Nações Unidas lá em Dubai, e ele não falou nada sobre isso, nem a namorada. Então Amom, o desafio é o seguinte: Fale mais sobre a sua vida sentimental”, disse Kamila no vídeo publicado que motivou a ação.

Kamila desabafou sobre a intimação que recebeu da Justiça do Amazonas e disse que não deixará de se posicionar publicamente. A profissional irá contestar a reclamação.

Eu acredito que essa ação na justiça é a forma que o Deputado Federal Amom Mandel encontra para intimidar os meios de comunicação, blogueiros e pessoas com influência na internet que geram conteúdos que o incomodam. Eu não fui a primeira e nem serei a última a ser processada por ele, o que não deixa de ser uma censura.

Eu não deixarei de expor meus posicionamentos aos meus seguidores, e com relação a justiça, farei a minha contestação, acreditando na imparcialidade do poder judiciário, e que a família do deputado não irá influenciar no resultado final.

Censura e contradições

O deputado federal Amom Mandel, é um dos políticos que mais tenta censurar jornalistas, movimentos políticos e pessoas que opinam em casos envolvendo seu nome. Filho de uma magistrada e neto de um desembargador, o jovem político recorre constantemente ao judiciário para impedir que seu nome seja noticiado da forma como ele não quer.

De acordo com a Agência Cenarium, “Amom postou um vídeo em suas redes sociais e acusou, sem provas, jornalistas de receberem Pix para produzirem o conteúdo sobre a irmã dele, além de tentar inferiorizar o veículo de comunicação.

“O pessoal que tá pagando Pix, aí, pra esses ‘portaizinhos’ espalharem fake news, fica ligado (sic), fica ligado”, declarou o parlamentar, relatou a publicação da Cenarium.

Mesmo com a busca constante pela Justiça e pelos direitos de igualdade, Amom emprega no seu gabinete e paga salário com verba pública o próprio advogado, que trabalha para o político no Amazonas desde a campanha em 2022.

Em sua defesa, Amom reconhece que paga o advogado com verba de gabinete, mas minimiza. “O advogado atua como secretário parlamentar no gabinete de Amom Mandel desde fevereiro de 2023, exercendo funções inerentes ao cargo, como a elaboração de Projetos de Lei e de outras proposituras legislativas.

Liberdade de Imprensa

A Lei 5.250, de 1967, aponta em seu Art . 1º: “É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer”.

A reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação do deputado, mas não teve retorno.

Share.

Leave A Reply