Quinta-feira, 11 Setembro

Empresários ligados à sócio do governador Antônio Denarium (PP), foram alvos de uma Operação da Polícia Federal, Receita Federal do Brasil (RFB) e Exército Brasileiro, realizado em Pacaraima, município localizado ao norte do Estado de Roraima. A operação foi realizada em (18/7), e apreendeu mercadorias que somariam em torno de R$ 2 milhões (dois milhões de reais), sendo sonegação de impostos federais e estaduais.

Foto: Divulgação/ Operação PF e RFB

A Operação ocorreu em uma residência construída de forma irregular sobre a linha imaginária da fronteira entre Brasil e Venezuela, e teve a apreensão de uma carreta de óleo de soja, 40 (quarenta) toneladas de frios (salsicha e frango) e 5 (cinco) toneladas de carne bovina. A comida seria destinada de forma ilegal a República Bolivariana da Venezuela e deixaria tanto o governo brasileiro quanto o venezuelano sem arrecadação de impostos.

Foto: Reprodução/ RCB e PF na residência construída de forma irregular

Ainda durante a Operação policial de combate ao crime organizado, apreendeu 3 (três) carros utilitários, 2 (duas) motocicletas, uma carreta e um caminhão frigorífico. No local, também haviam 4 pneus e 2 aparelhos centrais de ar-condicionado, todos os pertences foram encaminhados à sede da PF.

Foto: Reprodução/ apreensão de matéria pela RfB e PF

O caminhão frigorífico pertence a empresa Frican, cujo sua sede fica localizada na BR-432, município do Cantá-RR. As suas principais atividades envolvem a comercialização de proteína animal.

Frigorífico Frican

O frigorífico Frican fica localizado no município de Cantá, é um empreendimento público que foi destinado a administração privada. O estabelecimento comercial que teve um caminhão apreendido na operação de combate ao contrabando de produtos e sonegação de impostos foi constituído em novembro de 2009.

Os sócios proprietários da empresa Frican, cujos dados demonstram o desenvolvimento de atividades empresariais no município do Cantá com a comercialização de proteína animal.

https://observatoriomanaus.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Video-2024-08-15-at-15.01.35.mp4
Vídeo: Sede Frican

Os sócios do empreendimento são Fátima Lopes Defanti e Marcos Antônio Defanti. A empresa integra a sociedade da Frican, desde o ano de 2022. A outra sociedade, do empreendimento que teve um caminhão frigorífico apreendido, é do senhor Marco Antônio Defanti que figura como administrador dos negócios do frigorífico.  

A empresa possui como sócios administradores a empresa Defanti e Lopes Participações Ltda, criada em 2013.

A empresa já foi objeto de investigação pelo Ministério Público Federal (MPF) , no ano de 2019, em virtude da empresa não ter firmado compromisso público que permitissem o controle da origem da proteína animal utilizada como base produtiva de sua cadeia empresarial.

As exigências foram solicitadas dos frigoríficos da Amazônia Legal, para se evitar que matéria-prima oriunda de terras irregulares não integrassem a cadeia de comercialização de proteína animal oriunda da Amazônia. O intuito do poder público era inibir o desmatamento ilegal e a grilagem de terras como meios de produção na Amazônia.

Homenagem na ALE-RR para empresário

Em dezembro de 2022, a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), realizou uma grande festa comemorativa ao fim do exercício de mais uma legislatura, concedendo a Comenda de Orgulho de Roraima para 127 personalidades que teoricamente contribuíram para o desenvolvimento humano do Estado.

Entre os homenageados encontrava-se Marco Antônio Defanti, proprietário do caminhão frigorífico apreendido pela RFB por contrabando e sonegação de impostos.

Reconhecimento:

O reconhecimento por préstimos ao Estado de Roraima foi uma proposição do ex-deputado estadual José Lopes Primo, conhecido como J. Lopes.

Quem é J. Lopes?

Foto: Antônio Denarium e J.Lopes

J. Lopes aparece como sócio do governador Antônio Denarium, na empresa Frigorífico Frigo 10, matadouro privado que coordena um cartel de proteína animal em Roraima. O empresário do setor de grãos e proteína animal ainda figura como um dos principais fornecedores de insumos ao programa de produção de grãos voltados à agricultura familiar indígena e não-indígena.

Antônio Denarium, investiu milhões dos cofres públicos para levar agrotóxicos, corretivos de solo e fertilizantes para terras indígenas, em nove municípios do Estado, fornecido pela Agropecuária Garrote, pertencente ao ex-deputado e pecuarista José Lopes Primo, sócio do governador em projetos agropecuários e sócio do Frigo 10.

O ex-parlamentar, entre alguns dos atos polêmicos também promoveu a indicação de empresários do setor agrícola para serem homenageados pelo parlamento roraimense.

Operações

As investigações sobre contrabando de proteína animal para a Venezuela íntegra operações realizadas nos últimos 2 anos. Inicialmente a apreensão de carros que faziam o transporte ilegal dos produtos foram foco das operações policiais.

Agora, começam as investigações se aproximarem das estruturas criminosas que suportam o contrabando de produtos na fronteira e consequentemente a sonegação dos impostos.

A apreensão do caminhão frigorífico da Frican apresenta um forte indício de que estruturas empresariais integram uma suposta organização criminosa de sonegação de impostos, por meio do contrabando de produtos ao país vizinho.

https://observatoriomanaus.com.br/wp-content/uploads/2024/08/WhatsApp-Video-2024-08-15-at-15.01.33.mp4
Vídeo: Caminhão da Frican apreendido pela PF

Aliança

A polícia federal investiga uma suposta aliança entre organizações criminosas brasileiras e venezuelanas que controlam o crime interfronteiriço. As investigações, segundo informes públicos da polícia judiciária e operações realizadas, demonstram que essas estruturas criminosas controlam o tráfico de pessoas, armas e drogas pela fronteira, além de coordenar uma estrutura de comercialização ilegal de gêneros alimentícios no sul da Venezuela.

Ainda caso a polícia comprove o vínculo dessas organizações criminosas com o comércio ilegal de gêneros alimentícios, podemos chegar a uma possível relação entre empresas de Roraima ligadas a essas estruturas do crime.

Veja o vídeo da matéria completa

Leia Mais: Denarium é suspeito de ordenar postagens para maquiar força popular antes de seu julgamento

Exit mobile version