O vice-prefeito de Borba, José Pedro Freitas Graça, ‘Zé Pedro’, assume a prefeitura de Borba após a prisão do prefeito, Simão Peixoto, durante operação da Polícia Federal na terça-feira (9). Zé Pedro é vice-prefeito e ex-aliado de Peixoto.
Simão Peixoto (MDB) voltou a ser afastado do cargo, por 180 dias, suspeito de manipular testemunhas em uma investigação que apura desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no ano de 2020, durante a pandemia do COVID-19.
A PF explicou que a medida de prisão preventiva e o novo afastamento do prefeito resultam de evidências de que Simão Peixoto conduziu uma videoconferência com servidores municipais intimados a prestar esclarecimentos sobre a investigação.
O prefeito esteve preso entre maio e julho de 2023, após a PF deflagara a Operação Garrote. O Ministério Público do Amazonas (MPAM) investigava suspeitas de fraudes em licitação, lavagem de dinheiro e corrupção ativa e passiva, na compra de kits de merenda escolar com ausência de carne, de charque, ou com quantidade muito reduzida das proteínas.